11 September 2006

Leia o Código Desportivo Internacional da Capoeira

Pode ser que você queira saber quem é este cara que deita falação sobre Capoeira, assim, vamos nos despedir fazendo uma apresentação sumária. .

Eu sou Mestre Fernando Rabelo de Souza, Árbitro de Capoeira, etc. Aprendi a prática da Capoeira com Mestre Helio Tabosa. Todavia, fui, também, aluno do Mestre Aguinaldo Kawamoto - o Japonês, que era aluno do Mestre Tabosa. Isso em Brasília-DF no período de 80 a 88.

De lá para cá, já em Belém - PA, fui aluno e parceiro do pioneiro da organização da Capoeira neste Estado, Mestre Antônio Bezerra dos Santos e de seu contramestre Sérgio Nazaré Rodrigues "Zumbi", até que criei minha próipria academia, a Academia de Capoeira Cambará, no Bairro da Condor em Belém Pará, onde convivo com meus amigos mais chegados e leciono para seleto grupo de alunos. Algumas fotos poderão ser vistas no endereço: http://www.fotolog.com/cambara_capoeira/ .

Quando fiz a versão original deste trabalhao, ago/2006, estudava teoria da Capoeira na Universidade Livre de Capoeira e Artes Marciais - UNICLAM, sob orientação direta do Mestre Sérgio Luiz de Souza Vieira, através do programa de Treinamento à Distância daquela Entidade. Naquela ocasião os comentários constituiram meu trabalho de conclusão do Curso à Distância Regulamentação Desportiva e Fundamentos de Arbitragem da FICA/UNICLAM.

A bem da verdade, é preciso dizer que meu Instrutor à distância, MestreTim, meu amigo, nem considerou minhas propostas e dúvidas como tais, mas apenas como questionamentos, ilegítimos talvez, a ponto de nem mesmo esboçar início de conversação sobre o conteúdo deles. Creio que mais por falta de tempo do que por convicção de meu desacerto ou qualquer autoritarismo dele.

O fato é que suceder dos acontecimentos obriga-me a acrescentar informações e novas idéias e o faço com prazer, ainda que com lentidão.

O da foto sou eu mesmo. A foto foi tirada pelo Instrutor Nilo Moia, meu amigo e atual parceiro de aulas na Academia de Capoeira Cambará, empresa com fins lucrativos de minha propriedade aqui em Belém no Bairro da Condor. Se você tiver acesso ao "Earth" poderá ver a cambará e a exata localização dela nas coordenadas: 1º28'21.74'' S Lat e 48º28'34.81'' W Long. Aliás, embora tenha fins lucrativos, em termos materiais só me tem dado despesa mesmo.


Pode ser que voce queira ver por si mesmo o Código Desportivo Internacional da Capoeira atualizado. Se assim for, acesse o site http://www.capoeira-fica.org/index.asp?p=reg.

Salve a Capoeira!

Salve!

No comments: